O Miss Universo é um dos concursos de beleza mais prestigiados do mundo, celebrado não apenas por sua grandiosidade, mas também por destacar a diversidade cultural e beleza de mulheres de todo o planeta. Desde sua primeira edição em 1952, o evento coroou vencedoras de diferentes origens, idades e perfis, todas levando consigo o sonho de representar seu país e promover causas humanitárias. Vamos explorar um pouco sobre vencedoras do passado, curiosidades fascinantes e as polêmicas que cercam essa famosa competição.
Vencedoras e o país com mais títulos

As vencedoras do Miss Universo vêm de todos os cantos do mundo. A primeira coroada, em 1952, foi Armi Kuusela, da Finlândia, com apenas 18 anos que mais tarde renunciou o título para se casar. Desde então, as idades das vencedoras variam, geralmente entre 18 e 27 anos, refletindo diferentes realidades e etapas de vida.
Atualmente, os países com maior número de vitórias são Estados Unidos com 9 vencedoras, seguido da Venezuela com 7, Porto Rico com 5 e Filipinas com 4. Aliás, os últimos dois países são conhecidos por treinarem intensamente suas competidoras, muitas vezes por anos, antes do concurso.
O Brasil teve duas vencedoras até agora: Ieda Maria Vargas em 1963 e Martha Vasconcellos em 1968. A gaúcha Yolanda Pereira foi a primeira brasileira a vencer o Miss Universo em 1930 mas a organização responsável pelo concurso não reconhece o título. Ela ganhou o Desfile Internacional de Beleza, evento realizado nos Estados Unidos que concedia a posição de Miss Universo.

Curiosidades sobre o concurso
➛Angela Visser, da Holanda, foi eleita a mais bela Miss Universo de todos os tempos pelo portal “Globalbeauties” em 2001. Em 2011, numa nova votação, a vencedora da edição de 1989 ficou com a quarta posição entra todas as outras vencedoras, mantendo-se como a mais bela do século XX.

bela entre as outras
➛O Miss Universo mudou as regras para permitir a participação de mulheres mais velhas, casadas, divorciadas e trans.
➛Choi Soon-hwa, de 80 anos, foi uma das finalistas do Miss Coreia do Sul e a mulher mais velha a disputar uma etapa nacional do Miss Universo.
➛Para participar do Miss Universo, a candidata deve ser a vencedora do concurso de misses de seu país.
➛Luana Cavalcante, de Pernambuco, foi a primeira mãe a ganhar o Miss Brasil e representar o país no Miss Universo.
➛ O Miss Universo começou como uma forma de promover uma marca de roupas de banho.
Edição 2024: O que esperar?

A edição de 2024 do concurso ocorre no próximo sábado (16), no Arena Ciudad de México, no México. Sob nova direção, o concurso internacional mudou o regimento e tornou as regras mais flexíveis. Como resultado, possibilitou a participação de mães, mulheres de todas as idades, casadas e trans.
Entre as beneficiadas estão a mais velha competidora não apenas desta edição, como também de toda a competição, a representante de Malta, Beatrice Njoya de 39 anos, e a pernambucana Luana Cavalcante, a primeira mãe a receber a coroa na etapa nacional. A mídia e os críticos ainda consideram a brasileira uma das favoritas deste ano.
